top of page
este curso não está recebendo agendamentos no momento

disponível online

tudo a ver com Dioniso

lendo as comédias de Aristófanes

Encerrado
375 Reais brasileiros
online

programa

Neste curso vamos trabalhar com as onze comédias que compõem o corpus aristofânico. O curso se iniciará por uma apresentação detalhada da mais antiga dessas comédias, de onde se seguirão os fios condutores das aulas seguintes: 1. O político e o doméstico; 2. A paz, a pólis, o vinho e o teatro; 3. Dioniso e a estética cômica; e 4. As mulheres na comédia. Em seguida, as outras peças de Aristófanes serão agrupadas em torno desses temas e discutidas em pequenos conjuntos, a fim de obtermos um panorama mais completo da sua obra. 1. Aspectos materiais da comédia. Elementos históricos e contextuais para uma melhor compreensão da posição da comédia nos festivais dionisíacos. Teorias sobre o papel da comédia na pólis ateniense e códigos cômicos. 2. Introdução à obra de Aristófanes. Apresentação detalhada da peça mais antiga de Aristófanes que nos foi legada, Acarnenses. Extrairemos do seu enredo e da leitura de algumas de suas cenas um repertório aristofânico que reaparecerá de maneiras distintas nas suas outras peças. 3. O político e o doméstico. Peças: Cavaleiros, Vespas, Aves, Nuvens, Rãs, Pluto. Politização do doméstico ou domesticação do político? Divergências interpretativas a respeito do teor político das peças aristofânicas. A função política do teatro. 4. A paz, a pólis, o vinho, o teatro Peças: Acarnenses, Paz, Lisístrata. A recorrência do tema da paz no contexto da Guerra do Peloponeso. A paz e a pólis; a paz e o vinho; a paz e os festivais; a paz e o teatro. 5. Dioniso e a estética cômica. Peças: Acarnenses, Rãs, Nuvens, Cavaleiros, Tesmoforiantes. A tragédia segundo a comédia. Paratragédia e Eurípides na obra de Aristófanes. Caracterizações de Dioniso na comédia. “Tudo a ver com Dioniso”: conexões entre a paz e o dionisismo cômico. Dioniso trágico e Dioniso cômico. 6. As mulheres na comédia. Peças: Tesmoforiantes, Lisístrata, Mulheres na Assembleia. Estereótipos gregos. As mulheres segundo a comédia. A comédia é feminina? Divergências interpretativas a respeito das “peças femininas” de Aristófanes. * Luisa Buarque tem graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRJ e é professora associada do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Atua na graduação e na pós-graduação stricto sensu desde 2013. Pesquisa as relações entre Platão e Aristófanes desde 2009, e nos últimos anos publicou diversos artigos sobre peças aristofânicas, tais como Acarnenses, Nuvens e Lisístrata.


bottom of page