top of page

projetos

imersão escola da palavra

quando

agosto de 2024

sobre o projeto

Em agosto de 2024, a escola da palavra promoveu a imersão escola da palavra, um evento gratuito com duração de 4 dias na Biblioteca do Sesc Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A proposta da imersão buscou englobar diferentes dimensões do fenômeno literário, por isso, cada encontro foi motivado por uma dessas perspectivas: ver, ouvir, falar e escrever. Convidamos Luiza Romão e Valeska Torres, duas poetas que começaram sua atuação à margem do circuito hegemônico de publicação da poesia, para estarem com a gente, mostrando aos participantes que as aparentes divisões rígidas entre o oral e o escrito, o texto impresso e a performance não são tão estáveis quanto aparentam ser.

 

No primeiro dia de imersão, os participantes assistiram às performances das duas poetas convidadas. Valeska Torres apresentou seu livro Navalhar o chão com dentadas, enquanto Luiza Romão fez uma performance ancorada nos poemas de Também guardamos pedras aqui.

 

No segundo encontro, Rafael Zacca mediou uma conversa entre as duas poetas, e os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre suas trajetórias, opções e produções poéticas, assim como entender suas estratégias de circulação e distribuição de seu trabalho.

 

No terceiro dia, Luiza Romão mediou uma oficina de escrita e, através de jogos e da leitura de poemas, estimulou os alunos a perceberem e praticarem o hibridismo entre os gêneros textuais.

 

No quarto e último dia, Valeska Torres propôs uma oficina de performance oral em poesia, fazendo com que, através da dança, os alunos experimentassem uma ligação corporal e uma realização espacial com suas próprias produções.

 

A imersão escola da palavra foi um projeto viabilizado pelo Sesc Rio, através do edital Sesc RJ de Cultura 2024 – Sesc Pulsar.

Fotos: Caroline Jacobi

bottom of page