esgotado. entre em contato conosco para entrar em fila de espera.

disponível online

oráculo, literatura e linguagem

Julieta Alsina e Mariana Campos

• Encerrado
  • online

programa

Pergunte pro Homero: oráculo, literatura e linguagem O que os antigos ouviam quando escutavam Homero? Nesta oficina aproximamos literatura e oráculo, passando por alguns dos textos que conformam as fontes primárias da astrologia, e ao mesmo tempo, lembrando da produtividade da noção de acaso na literatura, dos dados lançados por Mallarmé aos modos de jogar a amarelinha de Cortázar. Sobretudo conheceremos o "Homeromantêion", ou Homeroráculo, que responde perguntas a partir de versos da Ilíada ou da Odisseia. Perguntaremos coisas das nossas vidas pro Homero, e interpretaremos coletivamente tais questões, possibilitando discussões sobre oráculo como experiência de fala e escuta, de escrita e leitura. *** Julieta Alsina é tradutora e pesquisadora dos Estudos Clássicos. Bacharel (português/grego) e mestre em Letras Clássicas pela UFRJ e doutora em Letras Clássicas pela USP (2015). Trabalha com medicina, cosmologia e astrologia na Antiguidade. Faz parte do grupo do CNPq Academia Celeste. Além disso, é astróloga formada pela "Saturnália - Escola de Astrologia". *** Mariana de Oliveira Campos é astróloga e escritora em seu canal, "Luzeira", professora da "Saturnália - Escola de Astrologia", e edita a Revista Cazimi. É graduada em Letras (português/espanhol) e mestre em Estudos da Literatura, com ênfase em vanguardas hispanoamericanas, ambos pela Universidade Federal de São Carlos.