este curso não está recebendo agendamentos no momento

disponível online

oficina de contos

breve passeio teórico e prático

• Encerrado
  • 300 Reais brasileiros
  • Online

programa

Nesta oficina de quatro encontros, pensaremos sobre alguns dos principais elementos constitutivos da narrativa curta e faremos exercícios direcionados. Como um conto opera as ideias de espaço, tempo, tensão e visualidade? O que é um personagem? Como os diferentes registros da representação ficcional influenciam na construção dos personagens? O que é procedimento, e como escolher o procedimento adequado para a história que se quer narrar? O que faz com que uma história seja uma história? Através de contos e textos críticos de Julio Cortázar, Machado de Assis, Ursula K. Le Guin, Roberto Bolaño, Sérgio Sant’Anna, Ali Smith, Gustavo Pacheco, Marilene Felinto, entre outros, tentaremos responder a essas perguntas. Encontro 1: Pequena teoria do conto através de citações Começaremos com um passeio por alguns dos livros da bibliografia. Será apresentada à turma uma breve introdução em torno de elementos gerais da narrativa ficcional. Em seguida, leremos trechos de contos e de textos teóricos que ajudam na compreensão aprofundada desses elementos, comentando cada um deles. Para uma melhor assimilação dos participantes, esta atividade se divide entre os dois primeiros encontros da oficina. Encontro 2: Pequena teoria do conto através de citações (segunda parte) Continuação e encerramento da atividade iniciada no encontro anterior. No final deste segundo encontro, tendo agora assimilado alguns conceitos e percorrido brevemente a bibliografia preparada, os participantes que desejarem receberão um exercício para realizarem em casa, que será discutido pela turma no último encontro. Encontro 3: Enxergando a máquina do texto Leitura com foco na identificação de procedimentos e criação de efeitos em narrativas selecionadas. Faremos a leitura de dois contos, conversando a seguir sobre suas escolhas formais e sobre como elas produzem determinados efeitos. Encontro 4: Prática Leitura e discussão dos exercícios realizados pelos participantes. *Frederico Klumb é escritor e pesquisador. Suas principais áreas de interesse são a narrativa curta, a poesia e o cinema. Publicou Rua Maravilha Tristeza (contos, Jabuticaba, 2022), Bichos contra a vontade (poesia, 7letras, 2019), cinema circular (poesia, 7letras, 2018), entre outros livros.