artefatos verbais estranhos
explorações entre o ensaio e o poema
programa
O Ensaio é um gênero literário que surge do risco de se fazer uma pergunta e de perseguir seu fio como uma espécie de espião. Durante muitos séculos, essa zona das grandes (e pequenas) perguntas foi propriedade do pensamento filosófico, mas sabemos, entretanto, que sempre existiram variadas (e divertidas) formas de contaminação. No seu cruzamento com o cinema, com a fotografia, com a poesia, com a ficção e até mesmo com os quadrinhos, o ensaio amplifica nossos modos de perguntar e de responder. A partir desta plasticidade e de certa tendência que o ensaio tem de não obedecer às normas, mas arriscar-se ao pensamento experimental, a oficina busca fazer um passeio pela obra de algumas poetas brasileiras e argentinas, convidando os participantes a habitarem essa zona das grandes perguntas para que possam criar seus próprios objetos verbais estranhos. * Flávia Péret é escritora e professora de criação literária. Mestre em Teoria da Literatura e Doutora em Educação pela UFMG. Em 2018, recebeu o prêmio Jean-Jacques Rousseau, pela Akademie Schloss Solitude (Alemanha) pelo projeto Uma Mulher (livro e site de escrita expandida). Em 2010, foi vencedora do prêmio Memória do Jornalismo Brasileiro, promovido pelo Jornal Folha de São Paulo. Há 10 anos, desenvolve e pesquisa processos e metodologias no campo da palavra e sua interseção com outras linguagens artística. Desde 2020, é professora da especialização em Escrita Criativa do IEUC/PUC-Minas. Publicou os livros: Imprensa Gay no Brasil (2011), 10 Poemas de Amor e de Susto (2013), Outra Noite (2014), Novelinha (2016), Uma Mulher (2017 e 2018), Os Patos (2018), Mulher-Bomba (2019) e Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças (2021).