esgotado. entre em contato conosco para entrar em fila de espera.

a escola das facas e a escola das pedras

Rafael Zacca

• Encerrado
  • online

programa

A escola das facas e a educação pela pedra: João Cabral de Melo Neto e a oficina do poema Esta é uma oficina de leitura e escrita. Vamos nos aproximar de alguns poemas de João Cabral de Melo Neto para, dentro deles, aprender com a matéria. Como a matéria pode ensinar a forma? De que maneira as coisas são professoras? Serão o vento, a pedra, a mata, os bichos, educadores? No primeiro dia de nossa oficina, a leitura desses poemas será a nossa escola para aprender e testar alguns procedimentos. No segundo dia, além da leitura de mais poesia, examinaremos também os poemas feitos pelos inscritos. *** Rafael Zacca é poeta e crítico. Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor de Estética e Filosofia da Arte no departamento de Filosofia da PUC-Rio desde 2020. Professor no curso de Filosofia Contemporânea da pós-graduação lato sensu na mesma instituição desde 2019. Pós-doutorando no departamento de filosofia da Unifesp desde 2021, onde realiza pesquisa sobre Walter Benjamin e Anne Carson. Publicou, entre outros, os livros de poesia "O menor amor do mundo" (7Letras, 2020) e "A estreita artéria das coisas" (Garupa, 2018). Também o livro "antigona morreu então preciso falar com você" (Hecatombe, 2021), em coautoria com os membros do coletivo oficina matéria-prima. Publicou o livro de crítica "Formas nômades: arte, política e crítica hoje" (Formas nômades, 2021). Também os livros de oficinas "VHS Workout Poesia" (Selinho, 2022) e "Almanaque rebolado", junto à Oficina Experimental de Poesia (Azougue, 2016).