top of page

formação desvio

desvio 2026

quando

março a outubro de 2026

quartas-feiras, 18h às 20h

poetas professoras/es

Edimilson de Almeida Pereira
Lucas van Hombeeck
Luiza Romão
Mariana Godoy
Natasha Felix
Paloma Vidal
Rafael Zacca
Tarso de Melo
imagem 4.png
imagem 2.png
imagem 3.png

sobre a formação

Desvio é uma formação para pessoas com o desejo de escrever poesia. Ela se articula em torno de um tripé formado por leitura, escrita e crítica, e inclui disciplinas que se organizam em três eixos:

 

  • Desenvolvimento e acompanhamento de projeto individual

  • Disciplinas de repertório e prática de escrita

  • Leitura crítica

 

o percurso

O percurso começa com um módulo de introdução, em que os participantes têm a oportunidade de trabalhar com técnicas, práticas e conceitos fundamentais da escrita poética de forma coletiva.

 

Em seguida diferentes disciplinas de formação de repertório e práticas avançadas de escrita são oferecidas pelos poetas professores. Os participantes são apresentados a novos conceitos e poemas da tradição e da contemporaneidade para produzir subsídios e referências enquanto desenvolvem seus projetos pessoais.

 

Por fim, na última etapa, são previstos encontros para exame coletivo dos projetos de todos os inscritos. Espera-se que cada um saia desse percurso com um projeto amadurecido de livro ou plaquete.

desenvolvimento de projeto

Na formação desvio, cada participante é estimulado, desde o início, a realizar o seu trabalho como um projeto ou um experimento artístico. Pensaremos juntos ferramentas para construir, ou mesmo desconstruir, um conjunto de poemas que poderão andar juntos num livro, numa plaquete ou em outro suporte.

 

Cada projeto exige atenção particular e confrontação com outros projetos. Por isso, nossa metodologia é a do exame coletivo. Teremos encontros no início, no meio e no fim da formação destinados a esse fim. Com isso, esperamos que os participantes possam projetar e experimentar com maior demora o que estão fazendo quando fazem seus poemas.

exercícios semanais

Durante toda a formação, nós enviamos para você um exercício de escrita de poesia por semana, direto no seu e-mail.

 

na desvio você terá

# Acompanhamento de projetos

# Formação crítica e diversa

# Grupo exclusivo de whatsapp

# Exercícios semanais

 

visão geral das disciplinas
  • Introdução à escrita de poesia – com Lucas van Hombeeck e Rafael Zacca

  • Poesia agora: escrever com/contra a tradição – com Tarso de Melo

  • Mundo grande e cosmopolitismo crítico – com Edimilson de Almeida Pereira

  • Formas híbridas – com Paloma Vidal

  • Elaboração de projeto/experimento

  • Experimentar o experimental – com Luiza Romão

  • Corpo e ritmo, palavra e voz – com Natasha Felix

  • Tempo e Memória – com Mariana Godoy

  • Projetos e experimentos finais – com Lucas van Hombeeck e Rafael Zacca

 

ementas

Introdução à escrita de poesia

Verso, reverso e contraverso; como ler; enjambement; lógica e analogia; a escrita como um ofício; oficina e partilha; exame e autoexame; o poeta como crítico de si mesmo; lanternagem e a crítica sincera.

 

Poesia agora: escrever com/contra a tradição

Poesia e o tempo presente; a vida em sociedade e a escrita; linhas de força de alguma poesia contemporânea; livros e cenas que marcaram a produção atual; modas, limites e desafios do presente; formas da relação entre presente e passado; a presença do passado; gestos de releitura.

 

Mundo grande e cosmopolitismo crítico

Tendências da poesia contemporânea em outros países; poesia e cosmopolitismo; globalização, colonialidade e relações internacionais; escrever desde a América Latina.

 

Formas híbridas

Artificialidade e utilidade dos gêneros literários; limites da ideia de gênero; suportes; desfazimento das fronteiras entre os gêneros na história da poesia e na poesia feita hoje; mixagem, bricolagem, sampleamento; mistura como escrita.

 

Elaboração de projeto/experimento

Série, zine, plaquete e livro; projeto ou projétil; organização e desorganização; composição e decomposição; caminho e errância; desenvolvimento de projetos autorais.

 

Experimentar o experimental

Performance textual; o texto como acontecimento; dispositivos de escrita criativa e não-criativa; ação, imitação e invenção; escritas performativas; a relevância do conceito de performance para a escrita.

 

Corpo e ritmo, palavra e voz

Corpo e respiração; lógica da sensação como lógica do poema e vice-versa; percepção, deslocamento e linguagem; voz do poema e voz de quem escreve; andamento, serialidade e repetição; gestos de presença.

 

Tempo e memória

Lembrança, memória e rememoração; o tempo como matéria da poesia; dispositivos da memória voluntária e involuntária; esquecimento e destruição alegre; vida e morte do autor; gênese, origem e crítica da origem; repetir, recordar, elaborar; ficção e artifício nos arquivos.

 

Projetos e experimentos finais

Partilha e exame dos resultados da formação; finalização dos projetos; conversas sobre o que fazer com tudo isso.

bottom of page